domingo, 1 de junho de 2008

JUNHO - FESTA NO NORDESTE

Chegou junho, o mês das festas juninas! O nordeste mostra então, para todo o país, a riqueza de uma das suas maiores manifestações culturais, que tem atraído turistas, curiosos e ávidos de conhecer e vivenciar o forró, o verdadeiro forró, o pé-de-serra, enriquecido pelas indumentárias dos "caipiras", imbuídos e cônscios do papel que ora representam, de divulgador das suas raízes. A animação está nas veias ante o som inconfundível e gostoso da sanfona, do triângulo e da zabumba, contaminando toda a platéia e fazendo desengonçados ousarem um remelexo e sentirem necessidade de acompanhar a multidão no ritmo que marca o compasso noite adentro. As apresentações das quadrilhas juninas são momentos solenes, resultantes de um trabalho de meses de ensaios. Os seus componentes investem e apostam na beleza destas apresentações. A indumentária, prazeirosamente confeccionada, serve de moldura ao bonito quadro, surpreendendo aos que ali prestigiam. A criatividade dos passos ensaiados, propiciam, a cada ano, um excelente nível destas apresentações.
A dança é só um aspecto, no contexto que representa uma festa junina. A culinária é diversificada e preparada com produtos regionais, como o coco e o milho, base de receitas como a cocada, o "quebra-queixo", pé-de-moleque, saroio, tapioca, manauê, mungunzá e tantas outras que deixam a todos com água na boca. O quentão, o licor e a própria cachaça são as bebidas mais procuradas, artesanalmente produzidas, geralmente em alambiques, e que devem ser provadas com cautela, pelo seu concentrado teor de álcool.
A decoração, preparada com muita antecedência, já vai, por si só, criando o clima de animação e alegria, que culmina nos dias em homenagem aos Santo Antônio, São João e São Pedro. As fogueiras esquentam estas noites, geralmente frias (consideramos frias para o tipo de clima que normalmente vivenciamos no nordeste) e dão um toque especial ao arraial.
Festas como esta ficam na memória e são cultuadas pela vida a fora, perpetuando a tradição dos povos simples.
E viva Santo Antônio, São João e São Pedro!
Lygia

Um comentário:

Guilherme Maynard disse...

Mãe, parabéns pelo blog. Está fantástico! Aproveito para registrar minha saudade do Nordeste e dessa festa maravilhosa que toma conta do coração do nosso povo e daqueles que, ao conhecê-la, descobrem o porquê de sermos tão felizes. Beijos.
(escrevi pelo celular, desculpe eventuais erros de ortografia)