sábado, 28 de junho de 2008

ORES exercita a Gestão Democrática

"O simples ato de buscar informações obriga a uma mobilização de sentimentos,
a um despertar de memórias e a uma reativação de relacionamentos sociais
que são, por si sós, muito importantes para refletir
sobre a própria vida e recompô-la." Maria Célia de Abreu
A Organização Educacional de Sergipe - ORES, reune mais uma vez os seus ténicos para, democraticamente, discutirem metas e ações que nortearão o seu trabalho, sempre objetivando uma educação de qualidade e, acima de tudo, estimulando e respeitando a crítica construtiva e as idéias que fluem a partir deste processo avaliativo de etapas de trabalho já superadas. É oportuno ressaltar a importância do discutir e do planejar, detectar quais são as prioridades e a necessidade de redefinir caminhos e estratégias de ação. O auto-referencial oferece o perigo do acreditar que a certeza é só de um e que o caminho certo é o que ele mesmo propõe. Pode até ser mas, como pobres mortais que somos, não devemos soberbamente acreditar neste paradigma ultrapassado de dono da verdade que não encontra mais lugar no mundo moderno, mundo de decisões conjuntas e de opiniões expressas, diversificadas e, por incrível que pareça, partilhadas. Não há tempo a perder neste mundo competitivo e ouvir sempre o que se tem a dizer, sem pré-julgamentos, representa ganhos, não arriscando, por acreditar na onipotência de um só pensamento, de uma crença pessoal, tal qual aconteceu com a "mãe coruja" da fábula.
"Dona Coruja, ao encontrar Dona Águia em plena temporada de caça, suplicou:
- Dona Águia, já que somos amigas, rogo-lhe que não coma meus filhotes.
- Certamente - respondeu a águia - nossa amizade me impede de fazê-lo. Mas como os reconhecerei se nem mesmo sei onde fica o seu ninho?
- Ora, Dona Águia, é fácil. Eles são os filhotes mais lindos da floresta!
Assim, para Dona Águia não correr riscos de arranhar sua amizade com Dona Coruja, procurou comer apenas os filhotes mais feios que encontrou: um par de criaturas horrorosas com grandes olhos arregalados enfiados numa toca em uma velha árvore."
Mais uma vez a ORES demonstra estar alicerçada em pilares atuais e coerentes com o mundo corporativo moderno, semeando a tão propalada gestão democrática, para satisfação dos técnicos que a integram.
“Quem pensa sobre o que faz, faz melhor.” ( L. de Roccio )
Lygia Prudente

Nenhum comentário: