sábado, 28 de junho de 2008

Instrumento de Compreensão do Mundo

A palavra escrita é, mais do que nunca, o principal instrumento que possibilita a compreensão do mundo, através da reflexão e da interpretação. Muito se tem falado e discutido sobre o fato de ser este um país onde pouco se lê e os nossos jovens não lêem. Em geral, o problema tem início bem antes, anos atrás, já que o hábito e o prazer de ler devem ser semeados bem cedo, quando ainda somos bebês. O contato com os livros e a literatura surge de maneira espontânea e lúdica e o hábito se instala pelo simples prazer. Assim, como os brinquedos vão cumprindo funções diferenciadas no desenvolvimento humano, os livros vão conquistando o seu espaço e a criança começa a buscar por eles e seus personagens. O livro propicia uma viagem, a ampliação do vocabulário, a clareza do universo vivido. É importante frisar o papel dos pais nesse desenvolvimento cognitivo, considerando-se que, na infância, é evidente a imitação do comportamento adulto. Pais que costumam ler jornais, revistas e livros, fornecem aos filhos o relevante modelo, fazendo-os enveredar no mundo da leitura. Obviamente, a falta de estímulos durante as etapas do desenvolvimento, culmina no fato do jovem trazer um desinteresse pela leitura. Há um aspecto que precisa ser enfatizado: o simples prazer de ler não garante a compreensão do conteúdo apresentado. À escola cabe a tarefa de auxiliar e orientar na interpretação do texto, levando o jovem a perceber o poder da escrita que dá vida e sentido às coisas. É encarando a leitura sob o enfoque da descoberta do sentido que estaremos possibilitando a formação de leitores críticos, tão imprescindíveis no mundo de hoje.
Lygia Prudente

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