domingo, 27 de julho de 2008

Saudades do Cine Palace (8)

O Palace era de propriedade de Paulo Dantas, e foi inaugurado com a exibição do filme Sete Noivas para Sete irmãos. Mas o primeiro filme que eu lembro de ter assistido, no mesmo, foi O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (1956), direção de Alfred Hitchcock, com James Stewart e Doris Day, que canta a música tema Que será, será, Oscar de melhor canção, um dos momentos mais emocionantes do filme. Outra cena marcante, é quando, em um Teatro, acontece um atentado com arma de fogo e o barulho do tiro é abafado pelo batimento dos pratos da orquestra que se apresenta naquele momento, gerando um suspense, enfatizado pelo projecionista com o aumento do som, a fim de assustar os espectadores. Outro filme de suspense no qual foi usado o mesmo recurso, pelo projecionista, foi O EXORCISTA (1973), direção de William Friedkin, com Linda Blair e Max Von Sydow, filme ganhador de dois Oscars. Quando da sua exibição gerou grande expectativa e era motivo de comentários e polêmicas na comunidade católica. Na época, falava-se dos sustos que se tomava em algumas cenas. Bons tempos aqueles que, para nos assustarmos, era preciso entrar no cinema. Hoje nos assustamos quando saímos dele...

foto e texto de Armando Maynard

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa, muito legal, relembrar os tempos do cinepalace, não sou desse tempo, mas meus pais sim e pelo que eles me falaram era bem legal, uma pena o cinema hoje estar caminhando para a era digital acho maravilhoso o granulado da película e etc.
Deve ter sido um tempo maravilhoso.
Abraços

Mr. Iu

Marcelo disse...

Sou um cinéfilo confesso.
Viajo nas películas como se eu estivesse vivenciando cada uma das cenas reluzentes em pano branco.
Interessante seu registro sobre esse cinema em particular, eu não o conheço mas entendo o glamour e a paz que sentíamos em épocas tão melhores.

Beijos

Cristina Caetano disse...

É Armando, anda complicado ir ao cinema, o preço por aqui anda meio caro - saudades do tempo em que eu ia uma vez por semana... e também anda difícil escolher o que assistir.

Essa semana peguei no vídeo clube um filme indicado por um amigo: francês, com ótima fotografia: Pacto dos Lobos(Les Pact des Loups), a história ocorre na França do séc. 18 e é de um conto da época adaptado. Eu gosto também deste gênero, então... e achei bem realizado. Fica a dica, obrigada!

Beijinhos